Como apenas uma pequena introdução, os neófitos precisam saber que:
Os nomes dos Deuses variam de panteão para panteão.
Para os egípcios, por exemplo, Ísis seria a personificação da Grande Mãe, da Senhora, da Deusa, enquanto que, para os celtas, ela seria Cerridwen.
O mesmo acontece com os nomes dos deuses: Hermes é o deus mensageiro dos gregos, enquanto que Mercúrio responderia pela mesma "pasta" para os romanos. Ou Hélio seria o deus-sol dos gregos, enquanto que, para os celtas, esse seria chamado de Lugh.
Tanto a(o) bruxa(o), pode se achar mais conectado com o panteão e a tradição egípcia, por exemplo, e cultuar Ísis, Bastet, Hathor, Thoth, Osíris, etc, ou se identificar mais com a história greco-romana e achar mais legal reverenciar os deuses deste panteão.
Ainda, pode, por sentir-se atraído por divindades de vários panteões, prestar homenagem tanto a Cerridwen quanto a Hécate, ou seja, misturar os panteões.
O ideal é que o neófito, ou seja, o jovem iniciante, busque aprofundar seu conhecimento acerca de cada panteão, adquirindo livros que tratem da mitologia e, também, que busquem em sites exclusivos sobre o assunto.
Só uma pequena dica: Querido amigo, não espere que as coisas lhe caiam do céu. Seu empenho, sua busca é fundamental para seu crescimento. Como vá dizia aquele velho filme: "A FORÇA ESTÀ COM VC!" Ninguém é melhor mestre do que vc mesmo. Acredite nisso e cresça!